terça-feira, 12 de novembro de 2013

Computadores da Estação Espacial Internacional são infectados com vírus


(Canaltech) Estar no espaço não é garantia de que você estará livre de ameaças e perigos virtuais. Prova disso é que a Estação Espacial Internacional (ISS), aquela gigantesca construção que está a quilômetros de distância da Terra, foi infectada por um poderoso malware, como informa o IBtimes.

O vírus, conhecido como Stuxnet, foi descoberto por engenheiros da Microsot em 2010. O malware afeta computadores que rodam Windows e tem o objetivo de roubar informações secretas de máquinas empresariais, através de aparelhos com entrada USB. Além da capacidade de se expandir rapidamente entre PCs, ele também pode evoluir ou ainda ser controlado remotamente pelo usuário responsável pela infecção.

Há quem diga que o Stuxnet não foi projetado para chegar ao conhecimento do internauta comum. O malware teria sido criado em conjunto pelos governos dos Estados Unidos e de Israel para atacar e desabilitar uma instalação nuclear na província de Natanz, no Irã. A hipótese, no entanto, nunca foi confirmada.

No caso da ISS, algum cosmonauta russo a bordo da Estação utilizou algum dispositivo USB, como um pendrive, e acabou sem querer espalhando o vírus dentro do sistema. Até maio deste ano, a instalação usava "dezenas de laptops" equipados com Windows XP, o que, na teoria, permite mais vulnerabilidade de invasão que outros sistemas operacionais, como o Linux, por exemplo – que agora é o software oficial do sistema de controle da Estação.

Caso o Stuxnet tenha mesmo invadido a ISS, o usuário mal intencionado que infectou o sistema pode controlá-lo ou alterar algum comando importante da Estação. Não se sabe até que ponto funciona esse controle remoto, já que os cientistas ainda não sabem como lidar com a ameaça.

De acordo com Eugene Kaspersky, especialista em segurança digital que identificou o vírus, há rumores de que uma base nuclear russa também tenha sido infectada com o mesmo malware. Todos os dados dessa instalação, incluindo arquivos secretos relacionados a armas nucleares, podem ter sido roubados pelo menos duas vezes.

Os pesquisadores da Kaspersky alertam que você precisa tomar cuidado com as informações guardadas em pendrives e outros dispositivos portáteis, principalmente nos gadgets que você conecta ao computador.
----
Matérias similares no JB e O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário