terça-feira, 17 de setembro de 2013

NASA vai plantar vegetais no espaço


(Canaltech) Ainda este ano, a Agência Espacial norte-americana (NASA) vai enviar astronautas munidos de sementes para a Estação Espacial Internacional. Eles devem dar início ao Programa de Produção Vegetal (Veggie), que visa criar uma "fazenda" no espaço.

Na verdade, eles vão levar kits para plantação de seis pés de alface romana, que, após 28 dias de crescimento sob luzes LED cor de rosa, devem estar prontas para a colheita. O experimento vem após o astronauta Don Pettit ter sucesso no "plantio" de uma abobrinha durante sua estadia na Estação Espacial.

Porém, os astronautas que levarem os kits Veggie para o espaço não poderão comer as colheitas ainda. A primeira delas será enviada de volta para a Terra para que os cientistas possam analisá-la e inspecionar detalhes como presença de bactérias e limpeza, de acordo com o Mashable.

Se tudo der certo na primeira empreitada, legumes como rabanetes e ervilhas podem ser os próximos a crescer no espaço. Essa fase de testes contará apenas com pequenos cultivos, mas com o avanço do programa, a NASA terá de pensar em maneiras de gerenciar e aumentar as culturas mais complicadas.

O cultivo de alimento no espaço poderia ser uma maneira interessante de alimentar os astronautas em órbita, além de se tornar uma terapia para os viajantes espaciais. Outro ponto importante é o gasto com o envio de alimentos para o espaço, já que atualmente custa-se cerca de US$ 10 mil para enviar um quilo de alimento da Terra para a Estação Espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário