terça-feira, 17 de setembro de 2013

Irã revela planos de mandar gato persa ao espaço

País já mandou um macaco a 120 quilômetros de altura. Gato agora é 'principal candidato', segundo diretor de programa espacial.


(Efe/G1) O Irã planeja lançar um foguete ao espaço com um gato persa a bordo, revelou nesta segunda-feira (16) o diretor do departamento de pesquisas da organização espacial do país, Mohamad Ebrahimi, em declarações divulgadas pela agência oficial de notícias iraniana Irna.

"O principal candidato do segundo envio de cápsula com um ser vivo é uma geração especial de gato que no mundo está famoso com o nome de gato persa", disse Ebrahimi.

O diretor explicou que este lançamento será realizado com "combustível líquido e ainda neste ano (o ano persa termina no dia 21 de março)". No último dia 28 de janeiro, o Irã lançou ao espaço um foguete com um macaco a bordo, que, segundo a agência oficial, alcançou uma altura de 120 quilômetros.

Seu lançamento foi considerado "um êxito", já que se enviou um ser vivo com uma fisiologia parecida à do ser humano e que sobreviveu ao experimento. O programa espacial iraniano é visto com receio pelos países ocidentais devido ao fato de algumas das aplicações para o lançamento de satélites servirem também para melhorar o sistema dos mísseis balísticos do país.
----
Matérias similares no TerraR7Correio BrazilienseExame e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário