segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Chegada da cápsula Cygnus à ISS é adiada em pelo menos 48 horas

(AFP/UOL)  A chegada à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) da cápsula não tripulada Cygnus, da empresa americana Orbital Sciences, prevista para a manhã do último domingo, foi adiada em pelo menos 48 horas devido a problemas técnicos, informou a Nasa.

A Orbital Sciences confirmou que a Cygnus fez contato com a ISS, mas um erro no programa informático impediu que prosseguisse com a aproximação, que foi interrompida, explicou a agência espacial americana em um comunicado.

A empresa encontrou a origem da falha e trabalha para solucioná-la. Mas depois de uma interrupção com esta, são necessárias pelo menos 48 horas para voltar a encontrar a trajetória orbital que permite reiniciar a aproximação da ISS. A ISS fica a 415 km da Terra.

A chegada da Cygnus à ISS está agora prevista para a terça-feira. Quando chegar, os astronautas a bordo da estação orbital terão que utilizar um braço mecânico externo para prender a cápsula.

Cygnus foi lançada na noite de quarta-feira a bordo de um foguete Antares, da Orbital Sciences, do centro de voos de Wallops da Nasa, situado em uma ilha próxima da costa da Virgínia (leste dos Estados Unidos).

Trata-se do primeiro voo da Orbital à ISS, uma das duas empresas privadas que a Nasa selecionou, junto com a SpaceX, para fazer o transporte aeroespacial para a Estação Espacial Internacional.

Em maio de 2012, a SpaceX foi a primeira empresa privada a prender sua nave, Dragon, à ISS. Em seguida, fez dois voos com materiais para a ISS.

Neste primeiro voo, a Cygnus leva 590 quilos de mercadorias e equipamentos, entre os quais há comida e roupas para os seis integrantes da tripulação, chamada Expedição 37 e composta de três russos, dois americanos e um italiano.

A cápsula Cygnus deveria permanecer acoplada à ISS durante um mês. Ao contrário do que acontece com a cápsula Dragon, da SpaceX, a Cygnus não pode retornar à Terra e será destruída ao entrar na atmosfera, na altura do Pacífico, assim que conclua a sua missão.
----
Matéria similar no Yahoo


Nenhum comentário:

Postar um comentário