segunda-feira, 22 de julho de 2013

China pode se tornar único país com estação espacial independente

Apesar do custo alto, retorno tecnológico e científico é considerado grande


(GHX/Terra) Uma missão tripulada lançada em junho reafirma o plano da China em concluir sua estação espacial até 2020. A bordo da espaçonave Shenzhou-10 (navio divino), três tripulantes - incluindo a segunda mulher chinesa a ir ao espaço - partiram para o primeiro laboratório espacial da China, Tiangong-1 (palácio celeste). Os "taikonautas" passaram 15 dias em órbita e retornaram com segurança à Terra no dia 26 de junho. A mais longa missão tripulada ao espaço foi considerada por Pequim um sucesso.

O programa espacial chinês, que também inclui um projeto para enviar um homem à Lua, coloca o país em um novo patamar. A China seria a única nação a contar com uma estação espacial independente, já que a Estação Espacial Internacional (ISS) se deve ao esforço colaborativo de 15 nações. “O programa espacial chinês já está bastante avançado e é perfeitamente capaz de colocar uma estação espacial no espaço até 2020”, aponta João Braga, pesquisador da Divisão de Astrofísica do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).

Veja no infográfico abaixo como a China está se preparando para contar com uma estação espacial independente até 2020 e quais são os benefícios desse projeto.

Acesse infográfico aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário