terça-feira, 4 de junho de 2013

Como o astronauta toma banho?

(Diário do Grande ABC) Como não existe gravidade no espaço (força de atração presente nos astros que mantém tudo grudado na superfície), o banho é bem diferente do que ocorre na Terra. No ônibus ou estação espacial não há chuveiro. Mesmo assim, o astronauta não fica sem se lavar.

O banho acontece uma vez por dia e pode ser realizado de duas maneiras. Uma delas com toalhas molhadas ou esponjas umedecidas com sabão especial, que não precisa ser retirado da pele. Outra opção é entrar em grande cilindro de plástico (encontrado na estação espacial) para impedir que a água flutue e se espalhe pelo ambiente. O astronauta se molha com spray de água e usa um aspirador especial para sugá-la do corpo.

Para lavar o cabelo, utilliza xampu especial (com aspecto de creme) sem enxágue. E ao se pentear, precisa de muito cuidado para os fios não caírem. Como flutuam (por causa da falta de gravidade) podem entupir ou afetar a circulação e a filtração de ar do lugar.

Fazer a barba não exige muito esforço. Em geral, usa-se maquininha elétrica. E como não há pia, após escovar os dentes o astronauta descarta a pasta na toalha ou pode engoli-la (é comestível).Apesar das dificuldades, quem já viajou para o espaço garante que, com o tempo, todos se adaptam à rotina.

Trocar de roupa é uma das tarefas mais fáceis. Os astronautas seguram as peças e ‘flutuam’ para dentro delas. Mas o que fazem com as vestimentas sujas? Não existe máquina de lavar no espaço; por isso, costumam ser colocadas em sacos plásticos e jogadas fora quando a nave retorna à Terra.

Saiba mais:
O astronauta canadense Chris Hadfield, que voltou à Terra em maio, ficou conhecido por publicar vídeos na web sobre a vida no espaço.

Para fazer xixi usa-se tubo que o suga rapidamente (lembra a sucção do aspirador de pó). Já as fezes são feitas em tipo de privada sem água, que as recolhe do mesmo modo.

Comer no espaço também é diferente
Como outras atividades no espaço, alimentar-se exige cuidados. Isso porque, sem gravidade, as comidas flutuam. Dessa forma, a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) desenvolveu estudo para criar adaptações e garantir que os alimentos durassem a viagem toda.

Nas primeiras missões, os astronautas usavam canudinhos para sugar a comida líquida de tubos. Ao longo dos anos, novas técnicas surgiram. Atualmente, a maior parte dos alimentos é desidratada (seca). Também é dividida em pequenas porções – dentro de latas ou em embalagens especiais.

No ônibus e na estação espacial não há cozinha como na Terra, apenas espaço destinado ao armazenamento e preparo da comida. Na hora das refeições, o alimento vai para o reidratador (máquina que joga gotinhas de água quente ou fria) ou para o forno, que é bem diferente do que temos em casa. No cardápio dos astronautas tem principalmente pães (que não esfarelam), carnes, sucos, chás e café (as bebidas ficam dentro de saquinhos).

A falta de gravidade dificulta a tarefa de levar os alimentos até a boca por meio dos talheres. Por isso, os objetos precisam ser presos à mesa. Antes de irem para a missão, alguns astronautas escolhem o que querem comer por lá. Por ficarem muito tempo fora da Terra, no entanto, podem perder o paladar. Assim, os alimentos nem sempre são saborosos.

Matheus Piotrowski Hoffman Joly, 7 anos, tem curiosidade em saber como é a vida dos astronautas no espaço. “Meu pai já me contou que a comida é em latinhas e saquinhos. Mas não imagino como tomam banho porque não deve ter chuveiro como o de casa.” Na opinião do garoto, para seguir a profissão é preciso ter muita coragem. “Não deve ser fácil se adaptar a tantas mudanças.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário