sexta-feira, 12 de abril de 2013

Rússia vai investir no Espaço 40 mil milhões de euros

A Rússia vai investir 1,6 bilhões de rublos (39,6 mil milhões de euros) nos seus programas espaciais até 2020, anunciou hoje o Presidente Vladimir Putin, considerando esse setor uma das prioridades do país.

(DN - Portugal) "Entre 2013 e 2020, cerca de 1,6 bilhões de euros serão concedidos aos programas espaciais", declarou Putin durante uma visita ao local de construção do Cosmódromo Vostotchni, no Extremo Oriente russo.

"O desenvolvimento do nosso potencial será uma das prioridades da política do Estado", assegurou.

O Presidente russo espera que o novo cosmódromo russo seja utilizado para lançar engenhos espaciais estrangeiros.

"Espero muito que ele não seja só utilizado pelos nossos especialistas, mas também pelos nossos parceiros americanos, europeus e outros. Tencionamos lançar daqui voos tripulados e missões de exploração do Espaço longínquo. É um excelente lugar", acrescentou.

Putin recordou que os primeiros lançamentos do Vostotchni, que gradualmente vai substituir o cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, terão lugar em 2015, começando os tripulados a partir em 2018.

O líder russo aproveitou a oportunidade também para conversar com os astronautas russos e americano que se encontram na Estação Espacial Internacional e sublinhar que entre a Rússia e os Estados Unidos não há divergências quanto à exploração do Espaço.

"Tenho o prazer de constatar que a exploração do Espaço é um domínio de atividades conjuntas que nos permite esquecer a complexidade das relações internacionais, promover os nossos contactos na esfera mais prometedora, a das altas tecnologias, sem pensar em problemas, mas unicamente no futuro dos nossos países, no futuro da humanidade", concluiu.

A 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Iúri Gagarin realizou o primeiro voo espacial, sendo este dia celebrado na Rússia como o Dia dos Cosmonautas.
----
Matérias similares no UOL e Yahoo
----
E mais:
Rússia anuncia 1º lançamento espacial tripulado no seu território (Terra), com matérias similares no G1iG e Público - Portugal

.
Programas espaciais enxutos, porém ambiciosos (Cesar Baima - O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário