segunda-feira, 15 de abril de 2013

Quem é recrutado para a unidade de astronauta?



(Voz da Rússia) Um piloto, um médico, um programador... quem será escolhido para preparação de astronautas? Quem é que escolhe esta profissão "extraterrestre" e quem é que fica nela? O correspondente da radioemissora Voz da Rússia manteve contato com os candidatos a astronauta e tentou compreender, qual é a diferença entre o atual pessoal da Cidade das Estrelas (Zvezdny Gorodok em russo) e o anterior.

Na época soviética, na lista de exigências, apresentadas aos astronautas, constava o seguinte: estatura até 170 centímetros; profissão – piloto de provas; idade – até 30 anos. Existiam, certamente, muitos outros critérios de seleção, relacionados à saúde física e psíquica. Uma coisa está evidente: para fazer o voo cósmico é preciso ter um nível alto de preparo profissional de pilotagem.

Mais tarde foi decidido renunciar a esta tradição: o ramo cósmico desenvolvia-se e para o trabalho na órbita eram necessários representantes de diversas profissões. Na década de 80 na União Soviética começaram a planejar um voo para o Marte. Anatoli Murachov, participante da experiência "Simulacro do voo de uma tripulação internacional num estação cósmica", recorda que para este voo eram preparados oito médicos.

"Supunha-se que a expedição que iria para o Marte seria bastante grande, talvez – 15-16 pessoas, e que a tripulação seria internacional. De acordo com o plano, a equipe devia chegar ao planeta Marte, trabalhar durante alguns meses na órbita marciana, realizar a saída para a superfície de Marte e retornar para a Terra. De acordo com os cálculos preliminares, isso devia levar mais de um ano. Por isso, era preciso preparar vários médicos que fariam parte da expedição".

Agora no mundo inteiro é popular a prática de incorporação nas tripulações orbitais não somente de especialistas de ramo cósmico, mas também de matemáticos, físicos e engenheiros. O programador Petr Dubov foi parar na Cidade das Estelas há um ano, através da Seleção Civil Aberta, promovida pela primeira vez na história. 300 pessoas de toda a Rússia fizeram requisições através da Internet solicitando o direito de participar do concurso. As exigências básicas eram seguintes: o candidato não podia ser maior de 35 anos, devia ter instrução superior e experiência de exercício desta profissão durante o prazo mínimo de três anos. Todos que passaram bem por esta etapa foram convidados a fazer os testes físicos. As oito pessoas que passaram nestes testes foram incluídas na unidade de astronautas. Mas não é certo que todos eles irão para o espaço, – explica Petr Dubov.

"A primeira etapa de preparação prolonga-se aproximadamente um ano e meio – dois anos. Durante este lapso de tempo revelam-nos a própria base em que se edifica a cosmonáutica pilotada e a cosmonáutica em geral. Concluída esta etapa, vamos prestar um exame estatal, que irá revelar se assimilamos bem os conhecimentos que nos foram ministrados".

Somente na fase final da preparação será revelado o nome do candidato que fará a viagem cósmica. Mas cada um de nós sonha que será certamente aquele que fará esta viagem estelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário