segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cosmonautas podem carregar tocha olímpica nos Jogos de Inverno de 2014

Réplica pode acompanhar astronautas a bordo da próxima missão Soyuz



(AFP / Space.com / Terra) A Rússia pode alterar o calendário de seu programa espacial para enviar a tocha - e talvez até a chama - das próximas Olimpíadas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), de acordo com a agência espacial russa. Sede dos Jogos Olímpicos de Sochi, que serão disputados de 7 a 23 de fevereiro de 2014, o país planeja dar início ao revezamento no dia 7 de outubro.

Enquanto a chama olímpica passa por 14 mil pessoas em 2,9 mil comunidades e 83 regiões da Rússia, uma réplica da tocha e, possivelmente, uma imitação da sua chama podem acompanhar os cosmonautas a bordo da próxima missão da nave russa Soyuz que levará homens ao espaço.

A tocha percorrerá a Rússia durante quatro meses antes da cerimônia de abertura do evento. Com 1,8 kg e 95 centímetros de cumprimento, o objeto em formato de pena tem uma borda vermelha, cor tradicional do esporte russo.

De penas vermelhas, o pássaro de fogo pode representar ao mesmo tempo uma benção ou uma maldição para aquele que o captura. A tocha foi desenhada com um sistema de segurança para manter a chama acesa "em condições difíceis, como vento forte, gelo ou outras surpresas do inverno russo", explicou o Comitê organizador em um comunicado.

A cidade de Sochi foi escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional em 2007 para sediar os Jogos de inverno 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário