sexta-feira, 1 de março de 2013

Paraibano entra na disputa e pode ser o 2° brasileiro a ir ao espaço sideral; Vote nele!



(Paraíba.com.br) O jovem Felipe Sérvulo, de 24 anos, natural da cidade de Taperoá, no Sertão paraibano está disputa entre centenas de brasileiros de todas as regiões do país, para viajar pelo espaço. Desde criança Felipe sempre foi um amante da ufologia, e agora alimenta o sonho de um dia poder ir ao espaço, para isso, ele não mede esforços e segue quebrando as barreiras de morar numa cidade do interior da Paraíba, longe do único Centro Espacial do País, mas que isso, Felipe mora em um País com pouca tradição no setor espacial, portanto, distante dos principais centros espaciais do mundo, que são: Estados Unidos e Rússia.

Ir ao espaço é um sonho alimentando por muitos, mais lamentavelmente a grande maioria não consegue lograr êxito. Mesmo assim, Felipe segue dando exemplo, na certeza que todo sonho pode virar realidade dependendo do esforço e dos sacrifícios dedicados a ele. Por isso, Felipe já conseguiu seu primeiro certificado internacional (Curso Astronomia, Duke University) ministrado pelo Dr. Ronney, atualmente professor em Harward. O curso durou 03 meses com finais de semana de estudos árduos, o que fez o jovem sacrificar até mesmo as suas férias.

A oportunidade de Felipe Sérvulo ir ao espaço surgiu porque uma marca de desodorante está recrutando jovens do mundo todo para uma viagem ao espaço. Inicialmente, haverá um desafio nacional, o qual irá selecionar oito brasileiros por meio de votação pelo site da empresa. Estes viajarão para Orlando (EUA), onde passarão pelo processo final de seleção. Nesta etapa, os candidatos irão participar de três missões de treinamento. Um grupo de especialistas vai selecionar os 22 mais bem preparados para ir ao espaço. Os vencedores da competição viajarão a 103 km de altitude com uma empresa de turismo, em dezembro de 2013.

“O espaço sideral é um lugar que sempre me fascinou desde criança, é de lá que todos nós viemos e um dos meus maiores sonhos nessa vida é de viajar para o espaço” ressaltou Filipe.

Filipe é natural de Taperoá, interior da Paraíba, astrônomo, estudante de Física, trabalha atualmente no Polo da Universidade Aberta do Brasil - UAB de Taperoá e sempre sonhou em conhecer o espaço sideral.

Primeiro brasileiro no espaço
O primeiro astronauta brasileiro foi o coronel Marcos Pontes, que viajou na ‘Missão Centenário’, em 2006, época em que o militar tinha 43 anos. A base de lançamento foi Baikonur, no Cazaquistão, com destino a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) e durou 10 dias.

A ‘Missão Centenário’ foi criada, definida, contratada e gerenciada pela Agência Espacial Brasileira, que é o único órgão responsável do governo brasileiro pela administração de políticas e orçamentos do setor espacial no país.

A missão visava realizar experimentos nacionais em microgravidade, incentivar o crescimento dessa área de pesquisa no Brasil, homenagear Santos Dumont e promover o Programa Espacial Brasileiro.

Chances do paraibano
Felipe Sérvulo precisa ficar entre os oito candidatos mais votados que serão selecionados na etapa nacional, por isso ele precisa muito dos votos dos internautas que podem votar através da internet no endereço eletrônico: https://www2.axeapollo.com/pt_BR/45213/felipe-servulo

Ele já entre os quatro melhores bem colocados, com 23330 votos dos internautas. A votação se encerrá no dia 21 de abril. Se conseguir a classificação, Felipe prometeu levar as bandeiras da cidade de Taperoá e da Paraíba para o espaço.

Um comentário:

  1. Taperoá é citada meio mundo de vezes no livo "a Pedra do Reino" de Ariano Suassuna. Tomara que ele ganhe essa partida.

    ResponderExcluir