sexta-feira, 1 de março de 2013

Empresa SpaceX realiza novo lançamento de foguete à ISS

Este é o terceiro voo da empresa privada para a Estação Espacial. Cápsula Dragon leva 575 kg de carga e não é tripulada.



(G1) A empresa SpaceX realizou nesta sexta-feira (1º) a terceira decolagem de uma nave espacial privada em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A decolagem ocorreu no horário previsto: 12h10, no horário de Brasília, 10h10 na base da Nasa no estado americano da Flórida, de onde foi feito o lançamento.

O lançamento foi feito com o foguete Falcon 9, desenvolvido pela própria SpaceX, e a cápsula de carga usada na missão se chama Dragon. Pouco depois que a cápsula se soltou do foguete, um dos dois propulsores parou de funcionar. Às 13h22, no horário de Brasília, a Nasa informou que a SpaceX estava trabalhando para reativar o equipamento para seguir a rota normalmente em direção à ISS, mas o problema foi resolvido rapidamente -- a Nasa confirmou o conserto às 13h54.

A companhia trabalha em parceria com a Nasa para o transporte de cargas até a estação. Em maio de 2012, ela foi a responsável pelo primeiro voo à ISS – que ainda foi considerado uma missão de teste e levou apenas mantimentos relativamente supérfluos. Em outubro, ela realizou o primeiro voo oficial, levando uma carga mais importante.

A atual missão leva 575 kg de produtos não só para o consumo dos astronautas, mas também materiais importantes para a condução de experiências que são feitas a bordo da estação. Na volta, a cápsula vai trazer cerca de 1,2 tonelada de equipamentos e amostras para os laboratórios em terra.

A contratação de empresas privadas para os voos espaciais foi uma alternativa encontrada pela Nasa para substituir, ao menos por enquanto, o programa de ônibus espaciais, aposentado em 2011. A agência espacial norte-americana ainda não desenvolveu novas naves, e seus astronautas viajam à ISS a bordo de naves russas Soyuz. Caso a iniciativa privada siga mostrando eficiência, a SpaceX – e suas concorrentes – pode passar a realizar também voos tripulados.
----
Matéria similar no Terra
----
E mais:
Cápsula Dragon tem problemas para se separar do foguete Falcon 9 (Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário