quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Foguete russo coloca seis satélites americanos em órbita

(AFP/Terra) Um foguete russo Soyuz foi lançado ontem do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e pôs em órbita seis satélites americanos Globalstar, anunciou a agência espacial russa Roskosmos. "O lançamento através de um módulo de propulsão Fregat ocorreu às 20h04 (hora de Moscou, 14h04 de Brasília)", indicou a Roskosmos em um comunicado.

"Após a desacoplagem do terceiro estágio do foguete, o módulo Fregat procedeu a propulsão dos satélites até a órbita prevista", acrescentou a agência. Citada pela agência de notícias Interfax, a Roskosmos anunciou em seguida que dois dos seis satélites tinham sido colocados em órbita.

Previsto para ocorrer na terça-feira, o lançamento foi suspenso devido a condições meteorológicas desfavoráveis.

O lançamento ocorreu tendo como pano de fundo uma má fase da Rússia neste setor nos últimos anos. O último revés até agora tinha ocorrido na sexta-feira, quando um foguete russo-ucraniano Zenit, transportando um satélite americano, caiu no Oceano Pacífico logo após o seu lançamento da plataforma flutuante Sea Launch. Os outros reveses provocaram a perda de vários satélites e de outros equipamentos, principalmente de uma nave de carga que deveria abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Em novembro de 2011, a Rússia também perdeu sua sonda marciana Fobos-Grunt. Lançada por um foguete Zenit do cosmódromo de Baikonur, esta sonda não conseguiu se libertar da atração terrestre e seus fragmentos caíram no Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário