terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Espaçonave para monitorar a terra é lançada por foguete nos EUA

Landsat 8 ficará mais 40 anos analisando uso de energia, água, florestas. Após 3 meses de teste, satélite foi lançado em base aérea na Califórnia.



(G1) O foguete United Launch Alliance (ULA) Atlas-V, que vai levar a espaçonave Missão de Continuidade de Dados Landsat (LDCM, na sigla em inglês), foi lançado nesta segunda-feira (11), na base área de Vendenberg, na Califórnia.

"A Missão de Continuidade de Dados Landsat está agora em órbita", diz comunicado da Nasa. Após três meses de testes, o Serviço Geológico dos EUA vai assumir o controle da missão, renomeada Landsat 8.

"A missão será prolongada por mais de 40 anos fazendo observações críticas em relação à gestão de energia e água, monitoramento de florestas, saúde humana e do ambiente, planejamento urbano, recuperação de desastres e agricultura", diz a Nasa.

A Missão de Continuidade de Dados Landsat (LDCM, na sigla em inglês) é uma colaboração entre a Nasa e o Serviço Geológico dos EUA.

A United Space Alliance, fabricante do foguete que levará o satélite, é uma joint venture da Boeing com a Lockheed Martin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário