sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Nasa planeja expandir estação espacial com módulo inflável



(Terra) A Nasa, agência espacial americana, informou que pretende adicionar um módulo inflável à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) como forma de testar a expansão da moradia de astronautas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela administradora da Nasa, Lori Garver, em conjunto com a empresa Bigelow Aerospace, com a qual foi assinado um contrato de US$ 17,8 milhões. O módulo extra deve chegar à estação em 2015 para uma demonstração planejada para durar dois anos.

"Hoje estamos demonstrando progresso em uma tecnologia que vai gerar avanços para os voos espaciais humanos de longa duração", afirmou a diretora. "O Bigelow Expandable Activity Module (Beam) vai mostrar os benefícios dessa tecnologia de habitat espacial para empreendimentos comerciais e exploratórios futuros", escreveu a Nasa em um comunicado.

O Beam deve ser lançado junto com a oitava missão de reabastecimento no espaço da empresa americana SpaceX, também contratada pela Nasa. Quando o módulo inflável chegar à estação espacial, os astronautas vão utilizar um braço robótico para instalá-lo. A equipe ficará então responsável por ativar o sistema de pressurização de forma a expandir a estrutura ao seu tamanho total usando ar armazenado dentro do módulo. A Nasa não deu informações específicas sobre a tecnologia por trás do módulo, que promete garantir mais espaço e maior área de trabalho aos astronautas.

Durante os dois anos do período de testes, habitantes da Estação Espacial Internacional e engenheiros da Nasa na Terra vão recolher informações sobre o módulo, incluindo a integridade da estrutura e a taxa de vazamento. Uma variedade de instrumentos incorporados dentro do módulo deve fornecer informações importantes sobre a adaptação do módulo ao ambiente espacial.
----
Matérias similares no G1FolhaR7VejaInovação Tecnológica e UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário