sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

AEB Discutiu Atuação do Ceará na Área Aeroespacial

(Governo do Ceará/Brazilian Space) A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE) recebe na tarde desta quarta-feira (16) o diretor de Satélites da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Gurgel. O interesse da visita ao Ceará partiu da AEB, que pretende fortalecer a atuação do Estado em pesquisas espaciais.

Carlos Gurgel afirma que o Ceará tem potencial para sediar uma base de lançamento de pequenos foguetes. Uma das regiões propícias para este fim localiza-se em Jijoca de Jericoacoara. No tocante às pesquisas espaciais, a AEB sugere que sejam abertos cursos na Universidade Federal do Ceará na área, com apoio dos profissionais formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - boa parte cearenses.

Além dos secretários René Barreira e Almir Bittencourt, da SECITECE, participam do encontro SEDUC, FUNCEME e CENTEC, bem como representantes da UFC e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular e coordenar a política espacial do país.
----
E mais:
Ceará pretende construir base de lançamento de foguetes em Jeri (JC), com matéria similar no Estadão
----
UPDATE:
AEB Esclarece Visita ao Ceará Descartando Nova Base (Brazilian Space)

Nenhum comentário:

Postar um comentário