terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Coreia do Norte retira foguete de plataforma de lançamento

(AFP/Terra) A Coreia do Norte retirou da plataforma de lançamento o foguete que pretende lançar nos próximos dias apesar da condenação de grande parte da comunidade internacional, informou a imprensa sul-coreana.

"Parece que a Coreia do Norte retirou o foguete da plataforma de lançamento para solucionar problemas técnicos", destaca a agência de notícias sul-coreana Yonhap, que cita uma fonte militar que analisou imagens de satélite do centro espacial de Sohae (noroeste da Coreia do Norte).

O ministério da Defesa da Coreia do Sul não comentou a informação que, caso esteja correta, pode significar o adiamento da operação.

Na segunda-feira, Pyongyang prolongou por mais uma semana a janela de lançamento do foguete, previsto inicialmente entre 10 e 22 de dezembro. Agora pode acontecer até o dia 29.

O regime comunista afirma que pretende colocar em órbita um satélite civil de observação terrestre, mas a comunidade internacional denuncia um novo teste de míssil balístico, o que é proibido pelas sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU em 2006 e 2009.

Analistas acreditam que Pyongyang acelerou os preparativos para coincidir o lançamento com o primeiro aniversário da morte, em 17 de dezembro de 2011, do homem forte do regime, Kim Jong-Il, que foi sucedido pelo filho Kim Jong-Un.

O lançamento anterior, em abril, terminou em fracasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário