quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Órgão dos EUA premia brasileiro por atuação na área espacial

Gilberto Câmara, do Inpe, recebe "Pecora Award" em Foz do Iguaçu durante reunião do GEO.

(JC) Pela primeira vez, o United States Geological Survey (USGS), órgão do governo americano vinculado à Nasa, concede seu prêmio anual "William T. Pecora" a um cientista de fora dos Estados Unidos. O brasileiro Gilberto Câmara, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), recebe a honraria nesta quinta-feira (22) às 19 horas no Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu (PR), durante evento do Group on Earth Observations (GEO).

Junto à equipe do Inpe, Gilberto Câmara se destacou por defender que dados orbitais de média resolução devem ser oferecidos gratuitamente aos usuários. O uso de dados de satélites de observação da Terra é uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico sustentável e garante benefícios para a sociedade em áreas como agricultura, biodiversidade, clima, ecossistemas, energia, saúde, desastres naturais e recursos hídricos.

O Brasil, por meio do Inpe, foi o primeiro no mundo a adotar uma política de dados livres - em 2004, quando as imagens do satélite sino-brasileiro CBERS foram disponibilizadas na internet. Outros países, como os Estados Unidos, seguiram o exemplo brasileiro.

O USGS é responsável pela recepção e disseminação de imagens de satélites de sensoriamento remoto nos Estados Unidos. O William T. Pecora Award é um reconhecimento a cientistas ou grupos que fizeram contribuições de destaque ao uso de satélites de observação da Terra para melhor conhecimento de nosso planeta.

O prêmio tem sido concedido desde 1974 em memória de William T. Pecora, diretor do USGS de 1965 a 1971 e responsável pelo Programa Landsat, cujos satélites registram as transformações do ambiente terrestre há quatro décadas. No Brasil, a distribuição de dados dos satélites Landsat é feita desde 1973 pelo Inpe, que possui um dos acervos de imagens mais antigos do mundo para registro das mudanças ambientais, urbanas e hídricas ocorridas no País.

Mais informações sobre o prêmio na página http://remotesensing.usgs.gov/pecora.php.

Plenária do GEO - A construção de um sistema global que ofereça e transforme em informação vital para a sociedade os dados obtidos por satélites, entre outras tecnologias de observação da Terra, é um dos objetivos do GEO, organização intergovernamental sediada em Genebra, Suíça, que conta com 88 países, a Comissão Europeia e 61 organismos internacionais como Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Meteorológica Mundial.

Realizada pela primeira vez no Brasil, a Plenária do GEO reúne cerca de 350 representantes de vários países e instituições durante os dias 22 e 23 de novembro no Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu (PR).

Participam da Plenária o diretor do Inpe, Leonel Perondi; o ministro Fabio Pitaluga, chefe da Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço do Itamaraty e líder da delegação brasileira no evento; o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia, representando o ministro Antônio Patriota; o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB), Petrônio Noronha de Souza; autoridades dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Meio Ambiente (MMA), das Relações Exteriores (MRE), entre outros representantes de instituições brasileiras e internacionais.

Mais informações sobre o evento na página http://www.earthobservations.org/geo9.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário