terça-feira, 20 de novembro de 2012

EUA gastaram mais de US$ 20 mi com projetos cancelados da Nasa



(GHX / Terra) Os cortes acentuados no orçamento da Nasa deixam rombos pelo caminho. Nos últimos 20 anos, o governo americano gastou mais de US$ 20 milhões em projetos da agência espacial que foram cancelados. Esse número foi divulgado pelo Comitê de Estudos do Partido Republicano dos Estados Unidos. Ironizando o ambicioso projeto Constellation, que criaria uma nova geração de naves espaciais para voos com humanos, mas que nunca aconteceu por causa de cortes no orçamento, ex-funcionários da Nasa apelidaram a atual situação da agência de Cancellation.

Os dados motivaram congressistas da Câmara dos Representantes a apresentarem um projeto de lei que daria mais autonomia à agência espacial americana. A proposta é que o administrador, nomeado pelo presidente, tenha um prazo de 10 anos para realizar o seu trabalho; e daria mais autonomia ao conselho de diretores. Assim, a Nasa teria mais independência, e seu modelo de gestão se aproximaria ao do FBI.

Mesmo que as previsões sobre a aprovação do projeto de lei sejam pessimistas, ele reacende a discussão sobre os sucessivos cortes no orçamento da Nasa. Em 1966, a agência recebeu 4,4% do orçamento americano. Hoje, a verba que recebe corresponde a apenas 0,5% do montante. Essa redução foi um dos motivos que levou, recentemente, à terceirização de setores e à aposentadoria do Programa de Ônibus Espaciais. Atualmente, astronautas americanos precisam pegar carona em naves russas para chegar à Estação Espacial Internacional (ISS).
----
Matéria com infográfico aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário