segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Após quatro meses, astronautas de estação espacial voltam à Terra

A americana Sunita Williams, o japonês Akihiko Hoshide e o russo Yuri Malenchenko estavam desde julho no espaço fazendo experimentos.



(Efe/G1) Três astronautas – um japonês, uma americana e um russo – retornaram nesta segunda-feira (19) à Terra a bordo da nave espacial Soyuz TMA-05M, informou o Centro de Controle de Voos da Rússia.

A cápsula de descida aterrissou na hora e no local previsto, nas estepes do Cazaquistão, acompanhada por três aviões e 12 helicópteros.

Pouco depois, as equipes de resgate abriram a escotilha e ajudaram os três cosmonautas a deixar a cápsula.

“A tripulação suportou bem o descida e a aterrissagem, os cosmonautas estão de bom humor”, informou o comentarista do CCVE.

A bordo da Soyuz TMA-05M retornaram a americana Sunita Williams, o japonês Akihiko Hoshide e o comandante da missão, o russo Yuri Malenchenko. Eles compunham a chamada Expedição 33 da ISS.

Na Estação Espacial Internacional (ISS), eles foram substituídos pelos russos Oleg Novitski e Evgeni Tarelkin e o astronauta Kewin Ford, que partiram da Terra no dia 23 de outubro.

Pesquisas no espaço
Malenchenko, Williams e Hoshide trabalharam a bordo da ISS desde julho.
Durante sua missão foi executada uma caminhada espacial, conforme o programa de pesquisas russo, e outras duas caminhadas pelo programa americano. Os astronautas também fizeram mais de 40 experimentos científicos.

Além disso, eles participaram da missão de recepção das naves automáticas russas Progress, desacoplada a nave europeia ATV-3 "Edoardo Amaldi", e o acoplamento e desacoplamento do cargueiro privado americano Dragon.

Também foi recebida a nave pilotada Soyuz TMA-06M, a bordo da qual chegaram Novitski, Tarelkin e Ford.

No dia 19 de dezembro, uma nova expedição partirá rumo à ISS, decolando da base de Baikonur, no Cazaquistão.

As naves russas Soyuz são o único meio de transporte de astronautas à ISS, desde que a Nasa aposentou o programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos.
----
Matérias similares no EstadãoFolhaTerra (com fotos), iGUOLOficina da NetR7VejaYahoo e Correio Braziliense


----
E mais:
A Reentrada da Nave Soyuz Como Vista da ISS (Cienctec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário