segunda-feira, 12 de novembro de 2012

China lançará nova nave espacial tripulada em junho de 2013

Anúncio foi feito neste sábado (10) pelo vice-comandante das missões. Em junho, país enviou ao espaço a primeira astronauta mulher.



(Efe/G1) A China lançará uma nova missão espacial tripulada no início de junho de 2013, afirmou neste sábado (10) o vice-comandante do programa de missões espaciais tripuladas do país, Niu Hongguang.

Segundo declarações de Hongguang feitas durante o 18º Congresso do Partido Comunista da China (PCCh) e citadas pela agência de notícias estatal Xinhua, a missão Shenzhou 10 contará com uma tripulação de dois astronautas homens e uma mulher, como ocorreu com sua predecessora, a Shenzhou 9, em junho deste ano.

Ainda de acordo com o vice-comandante, a tripulação a bordo do Shenzhou 10 deverá chegar ao módulo de laboratório espacial Tiangong 1 (Palácio do Paraíso 1). A missão será a quarta tripulada por astronautas chineses e a segunda com a participação de uma mulher.

Após as viagens realizadas em 2003 e 2005 e um passeio espacial em 2008, este ano os astronautas Liu Yang, Jing Haipeng e Liu Wang, todos pilotos das Forças Armadas chinesas, completaram com sucesso a missão Shenzhou 9, de dez dias no espaço.

Nesse período, a astronauta Liu e seus companheiros desenvolveram uma série de experiências científicas e testes técnicos no Tiangong 1. O objetivo do programa espacial chinês é transformar, até 2020, esse módulo em uma estação espacial.

Segundo dados oficiais, até o final de 2011 a China já havia enviado ao espaço 20 foguetes e 25 satélites, ficando em segundo lugar em número de lançamentos, atrás apenas da Rússia.
----
Matérias similares no TerraO GloboUOLR7VejaYahoo e DN - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário