segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Primeira missão espacial com empresa privada será em outubro

Nasa marcou lançamento de voo da SpaceX para o dia 7. Companhia já foi ao espaço antes, mas apenas em voo teste.



(G1) A Nasa marcou para o dia 7 outubro o início da primeira missão oficial de uma companhia privada ao espaço. A SpaceX usará seu foguete Falcon 9 e sua cápsula Dragon para levar um carregamento encomendado pela agência americana até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

No fim de maio, a empresa completou sua primeira viagem à ISS, mas aquele foi considerado um voo de teste e, por isso, o carregamento era de produtos que eram úteis, mas não essenciais aos astronautas da ISS.

Na próxima viagem, a Dragon vai levar cerca de 450 kg de suprimentos, incluindo material essencial para as experiências científicas conduzidas na estação. Na volta, ela deve trazer uma carga ainda maior, entre resultados de experimentos e máquinas que precisam ser retirados da estação.

A partir de agora, a SpaceX passará a fazer voos de rotina para suprir a ISS. A Nasa já contratou 12 voos como esse com a companhia. No futuro, a ideia é usar os voos comerciais também no transporte de astronautas.

Em 2011, a Nasa aposentou o programa de ônibus espaciais, que tinha sido usado em suas viagens ao longo de três décadas. Desde então, os astronautas americanos dependem da Rússia para chegar à ISS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário