sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ônibus espacial Endeavour chega a Los Angeles, onde ficará exposto

Aposentada em 2011, nave vai virar peça de museu. Endeavour é o mais novo do programa e fez o primeiro voo em 1992.



(G1) O ônibus espacial Endeavour encerrou nesta sexta-feira (21) sua viagem de dois dias em que cruzou os Estados Unidos a caminho de Los Angeles, que será sua nova casa. O avião que levou a nave pousou no aeroporto da cidade às 16h51 – horário de Brasília, ou 12h51 no horário local.

Em 2011, a Nasa aposentou o programa dos ônibus espaciais, usado nas viagens americanas ao espaço durante as três últimas décadas. Desde então, a agência decidiu expor os ônibus espaciais ao público em diferentes cidades do país.

A nova casa do Endeavour será o Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles. O Enterprise, protótipo usado em testes do programa, que nunca chegou a sair da Terra, já está exposto em Nova York, depois de ter sobrevoado a maior cidade do país.

Para essas viagens, um Boeing 747 foi adaptado para levar os ônibus espaciais acoplados sobre ele.

A viagem do Endeavour começou na quarta-feira, no Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida, onde ele encerrou sua última missão, em junho de 2011. No primeiro dia, ele foi até Houston, no Texas. Na quinta, parou na cidade de El Paso, também no Texas.

Nesta sexta-feira, o ônibus espacial sobrevoou a Califórnia de norte a sul, passando por cidades como Sacramento e São Francisco, antes de chegar a Los Angeles.

O Endeavour é o mais novo dos sobreviventes do programa de ônibus espaciais. Voo construído para substituir o Challenger, que explodiu em 1986, e fez seu primeiro voo em 1992.

Desde que aposentou o programa, a Nasa depende das naves russas para levar seus astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A partir de outubro, o transporte de cargas para a estação poderá ser feito por companhias privadas.
----
Matérias similares no Terra (com fotos) e O Globo
----
E mais:
Último voo do Endeavour põe fim a uma era de exploração espacial (UOL)
.
Acervo de imagens na Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário