quarta-feira, 5 de setembro de 2012

NASA disponibiliza equipamentos de vaivéns espaciais para escolas e museus

Comida desidratada para astronautas e escudos de protecção térmica entre os artigos disponíveis



(Ciência Hoje - Portugal) A Agência Espacial Norte-americana está a distribuir a museus e escolas objectos e equipamentos pertencentes aos vaivéns que deixou já de utilizar. Aos vários artefactos que tinha disponíveis, juntou-lhe agora pacotes com comida de astronautas e partes de escudos de protecção térmica.

No seu sítio na Internet, a agência disponibiliza os artigos durante 42 dias. “A disponibilização de escudos de protecção térmica dos vaivéns e comida desidratada para os astronautas é uma forma da NASA partilhar a sua tecnologia e a sua história com o público”, assinala a agência.

Os escudos de protecção térmica que cobriam as naves tiveram um papel crucial para a reentrada destas na atmosfera, pois a fricção gera temperaturas que atingem mais de 2 mil graus Celsius. Houve casos trágicos. Em Fevereiro de 2003, quando voltava de uma missão, o vaivém Columbia explodiu, tendo morrido os sete passageiros a bordo.

Descobriu-se que foram os danos ocorridos no escudo térmico durante o lançamento que permitiram o aparecimento de gases inflamáveis dentro da nave.

As coberturas estão disponíveis em três tipos, revestidos de preto, branco ou sem revestimento. Cada instituição pode pedir até três pedaços de cobertura.

Desde que iniciou este seu programa, a NASA já distribuiu uma grande variedade de materiais, incluindo pneus de trens de aterragem usados em missões espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário