quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Medvedev anuncia devassa em indústria espacial após lançamentos fracassados

(Efe/Terra) O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, anunciou nesta sexta-feira que fará uma devassa na indústria espacial após uma nova série de fracassos como a colocação em órbita de um satélite russo e outro indonésio.

"Não sei a razão da perda dos satélites, seja o bloco de propulsão, falhas mecânicas ou a tradicional negligência, ou tudo junto (...), mas agora não podemos continuar assim", afirmou Medvedev, citado pelas agências russas.

"Devido aos reiterados erros do programa espacial russo, perdemos prestígio e bilhões de rublos", acrescentou Medvedev.

"Eu gostaria de realizar na próxima semana uma reunião sobre este assunto. O vice-primeiro-ministro e as correspondentes estruturas vão prepará-la. Eles devem apresentar propostas sobre quem castigar e daí o que fazer depois", assinalou.

Nesta semana a Rússia não conseguiu pôr em órbita os satélites russo Express-MD2 e indonésio Telekom-3 por causa de uma falha no bloco acelerador do foguete portador russo Briz-M, que já tinha falhado em outras ocasiões.

Fontes da indústria espacial russa avaliam em 6 bilhões de rublos (quase US$ 200 milhões) as perdas ocasionadas pelo fracasso da missão.

A agência espacial russa, Roscosmos, e toda a indústria espacial nacional estão no olho do furacão devido aos contínuos erros, justamente quando a Rússia foi em 2011 a líder em lançamentos com 32 contra 19 chineses e 18 americanos.

Segundo o diretor da revista "Notícias de Cosmonáutica", Igor Lisov entre a queda da URSS e 2007 o programa espacial russo "teve um financiamento estatal abaixo do mínimo de subsistência" e que o recente aumento do investimento só será notado na qualidade do trabalho dentro de cinco anos.

Além disso, acrescenta-se "o envelhecimento dos especialistas, obsolescência das equipes, a interrupção da produção de alguns componentes e materiais, e do trabalho em certos campos da cosmonáutica".

Devido aos baixos salários, a grande maioria dos especialistas da indústria espacial russa tem mais de 60 anos ou menos de 30, o que põe em sério perigo o futuro do setor.
----
Matérias similares no UOLR7Yahoo e iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário