segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ariane 5: 50 lançamentos consecutivos bem sucedidos


(Panorama Espacial) A principal notícia da semana em matéria de espaço foi o lançamento bem sucedido do foguete europeu Ariane 5, em 2 de agosto, a partir de Kourou, na Guiana Francesa, colocando em órbita de transferência geoestacionária (GTO, sigla em inglês) dois satélites de comunicações. Seria apenas mais um lançamento deste lançador - o quarto só este ano, não fosse o fato de que se tratou de seu 50º voo consecutivo bem sucedido, marca conquistada por pouquíssimos foguetes no mundo, demonstrando sua grande confiabilidade.

Em menos de dez anos, o mais capaz lançador europeu orbitou 90 cargas úteis, sendo 80 em órbita GTO e 10 em órbita baixa, além de 10 cargas úteis auxiliares, que somadas excedem mais de 430 toneladas. Foram satélites de comunicações, tanto civis como militares, meteorológicos, de observação terrestre, dentre outros, além do veículo ATV, que abastece a Estação Espacial Internacional.

Sobre o marco alcançado, Jean-Yves Le Gall, diretor-presidente e chairman da Arianespace, empresa responsável pela comercialização e operação do foguete, declarou: "Graças a todos vocês na Europa e na Guiana Francesa, o Ariane 5 é algo que funciona... funciona muito bem... e continuará a funcionar por um longo tempo". "Considerando o lançamento desta noite, e com todos os contratos que assinamos desde o início desse ano, nossa carteira de pedidos efetivamente cobre não menos do que 19 lançamentos firmes do Ariane 5, o que nos garante mais de três anos de atividade. Assim, obrigado a vocês e 'bravo' a todos!"

Além de ser um grande exemplo da tecnologia espacial europeia, o Ariane 5 também é um exemplo de integração entre os países daquele continente. As principais empresas e instituições envolvidas com o desenvolvimento e construção do Ariane 5 são sócias da Arianespace, que comercializa e opera os lançamentos do foguete (e também do Soyuz e Vega). São 24 acionistas, de dez diferentes países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Noruega, Holanda, Suécia e Suíça. A Agência Espacial Francesa (CNES) e a Astrium (França, Alemanha e Espanha), do grupo EADS, são as atuais controladoras da companhia, detendo, respectivamente, participações de 34% e 30%, no capital. A Astrium é a prime-contractor do lançador.

Em junho, o blog Panorama Espacial teve a oportunidade de visitar a linha de produção do Ariane 5, nas instalações da Astrium na pequena cidade de Les Mureaux, próxima a Paris. Na ocasião, pudemos constatar o grau de sofisticação do foguete (desenvolvido inicialmente para missões tripuladas, para lançar a nave Hermes, posteriormente cancelada) e a preocupação da fabricante com qualidade, certamente uma das principais razões para o sucesso da família Ariane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário