terça-feira, 17 de julho de 2012

Nave russa com três tripulantes a bordo se acopla com sucesso à ISS

Recém-chegados devem permanecer seis meses no espaço. Trio se une a dois cosmonautas e um astronauta da Nasa.

(Efe/G1) A nave russa Soyuz TMA-05M, com três tripulantes a bordo, se acoplou nesta terça-feira (17) com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

"A acoplagem aconteceu em regime automático e na hora prevista", disse um porta-voz do CCVE citado pela agência oficial russa RIA Novosti.

A Soyuz levou à ISS o cosmonauta russo Yuri Malenchenko, a americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide, que saíram no domingo (15) de uma base de lançamento do Cazaquistão e integram a 32ª/33ª expedição à plataforma orbital.

Uma vez verificada a vedação do acoplamento, a escotilha será aberta, o que estava previsto para acontecer entre 4h25 e 4h55 (horário de Brasília). Os recém-chegados, que permanecerão seis meses no espaço, serão recebidos pelos atuais tripulantes da ISS: os russos Gennady Padalka e Sergei Revin e o astronauta da Nasa de origem porto-riquenha Joe Acaba.

Assim que os três novos integrantes da plataforma se acomodarem, Sunita exercerá a função de engenheira de voo até setembro, quando substituirá Padalka como comandante.

A americana de origem indiana é a mulher que permaneceu mais tempo no espaço e também a que passou mais horas fora da ISS em caminhadas espaciais.

A manobra de engate desta terça-feira coincidiu com um importante aniversário na história da prospecção espacial: em 17 de julho de 1975, aconteceu o acoplamento da nave soviética Soyuz-19 e da americana Apolo 18, que se tornaram símbolo da tensão entre as duas potências.
----
Matéria com vídeo aqui 
----
Matérias similares no Estadão , Folha, Terra, iG, O Globo e Veja


----
Matéria com vídeo no El Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário