terça-feira, 10 de julho de 2012

Ciência Sem Fronteiras Vai Beneficiar Programa Espacial


(Espaço Brasileiro / Brazilian Space) O Programa CsF deve também enriquecer de recursos humanos bem preparados a nova fase do Programa Espacial Brasileiro (PEB), graças as suas 18 áreas comprometidas com ciências exatas.

Outra valiosa vertente do CsF é a atração de grandes especialistas estrangeiros – entre eles alguns ganhadores do Prêmio Nobel – para o desenvolvimento conjunto de pesquisas no Brasil. Destaca-se também o “repatriamento” de brasileiros que hoje atuam no exterior. Esse retorno de pessoas competentes deve repercutir de modo muito positivo no PEB.

Muitos brasileiros contratados pela NASA, a agência espacial dos EUA, têm demonstrado interesse em regressar ao país e envolver-se com nossas atividades espaciais.

Espera-se ainda que o CsF atraia muito mais estudantes pré-universitários para as engenharias, entre as quais a engenharia espacial, hoje abertas a novas chances profissionais. O curso de Engenharia Espacial da Universidade de Brasília (UnB) já está dando um aporte de peso ao setor com dez estudantes estagiando em instituições e empresas espaciais da Ucrânia. O curso também firmou acordo com o Sistema de Navegação por Satélite da Rússia (GLONASS) para a instalação na UnB de uma estação experimental que será muito útil para os estudantes.

Conte-se ainda com as vantagens da construção do primeiro satélite geoestacionário brasileiro de telecomunicações, que vai ampliar o Programa Nacional de Banda Larga e levar o acesso digital a centenas de municípios brasileiros hoje ainda desligados da internet, além de estabelecer a indispensável comunicação entre os órgãos do governo e das Forças Armadas. O desenvolvimento desse satélite e de outros satélites a serem construídos em iguais base virá aumentar a demanda por um contingente mais robusto de engenheiros qualificados para o PEB, englobando fortemente o setor privado. Esse setor exatamente terá condições de absorver um volume considerado de bolsistas do CsF.

Afinal, 26 mil bolsas do total oferecido pelo programa será patrocinado pelo empresariado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário