segunda-feira, 25 de junho de 2012

Missão que leva primeira chinesa ao espaço termina acoplamento manual

Astronautas devem retornar à Terra na terça-feira (26). País quer instalar laboratório no espaço em 2016.



(Efe/G1) Os três astronautas que viajam na nave 'Shenzhou IX', lançada ao espaço no último dia 16, completaram neste domingo (24) com sucesso o acoplamento manual entre seu veículo e o modulo espacial 'Tiangong I', o primeiro que a China consegue realizar.

A manobra foi completada pouco antes de 12h50 (horário local, 1h50 de Brasília), informou a agência oficial 'Xinhua', segundo a qual a China 'já domina as tecnologias de acoplamento e tem as habilidades básicas para construir uma estação espacial'.

No último dia 18, os três astronautas, entre os quais está a primeira mulher chinesa a viajar ao cosmos, Liu Yang, realizaram um acoplamento com o 'Tiangong I', embora naquela ocasião tenha sido usado o procedimento automático.

O 'Tiangong I', germe da futura base espacial permanente da China, já tinha sido acoplado no ano passado duas vezes mediante o modo automático com o 'Shenzhou VIII', embora naquela ocasião a nave do país asiático não fosse tripulada.

Após o acoplamento deste domingo, os três cosmonautas permanecerão no módulo durante algumas horas para realizar alguns experimentos antes de retornar à 'Shenzhou IX'.

Os 'taikonautas', nome com o qual os astronautas chineses foram apelidados ('taikong' significa 'espaço' em mandarim) desde que começaram a explorar o espaço em 2003, devem retornar à Terra na próxima terça-feira (26). É a quarta viagem tripulada da China depois das realizados em 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008.

Com este programa, a China, o terceiro país a levar um astronauta ao espaço, quer demonstrar que está equipada tecnologicamente para trabalhar em bases permanentes no cosmos, frente às reservas de países como os EUA de que Pequim participe da Estação Espacial Internacional (ISS).

A China planeja instalar seu primeiro laboratório no espaço por volta de 2016 e dispor de uma base espacial permanente no final desta década.

Liu Yang
A designação de Liu foi anunciada após um longo processo de seleção que deu preferência a mulheres casadas e com filhos (embora esse não seja o caso da escolhida), devido ao fato de o voo espacial e a possível exposição à radiação poderem causar infertilidade.

Os critérios da escolha são rigorosos. A escolhida tinha, entre outros, de ter dentes perfeitos, pele sem calos ou problemas, bom hálito e odor corporal agradável -o contrário pode ser um problema durante a permanência no espaço.
----
Matéria com vídeo aqui
----
Matérias similares no TerraApolo11, iG, UOLR7YahooFolhaAstroPT e Público - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário