quarta-feira, 9 de maio de 2012

São José Vai Ter Sub-Sede da AEB, Afirma Novo Presidente

José Raimundo Coelho quer atrair mais projetos aeroespaciais para o Vale; unidade pode ir para o Parque Tecnológico



(O Vale / Brazilian Space) São José dos Campos deve sediar uma espécie de sub-sede da AEB (Agência Espacial Brasileira), a fim de ampliar os projetos do setor desenvolvidos com institutos de pesquisa e empresas locais.

A proposta é do novo presidente da agência, o matemático maranhense José Raimundo Braga Coelho, que falou ontem a O VALE pela primeira vez após ser oficialmente nomeado, na sexta-feira, pela presidente Dilma Rousseff (PT).

A unidade da AEB no Vale do Paraíba deve ser instalada no Parque Tecnológico de São José, entidade presidida até então por Coelho.

“Essa ideia ainda vai ser formalizada. Fico muito triste em me distanciar da direção do Parque, mas o que me conforta é que vou para uma posição que farei novos relacionamentos para trazer mais coisas para o Parque”, disse Coelho.

Novo cargo - O matemático considerou sua tarefa à frente da AEB “uma missão árdua cheia de desafios grandes”.

Entre esses principais desafios está o desenvolvimento dos projetos já em curso com o orçamento do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), de R$ 3,7 bilhões previstos para este ano.

“São muitos projetos, muita demanda, para uma quantia limitada de recursos. Talvez este seja o maior desafio. Temos que fazer uma avaliação da viabilidade técnica de cada projeto antes de qualquer coisa. Se existisse um orçamento enorme, os desafios diminuiriam”, disse Coelho.

Ele salientou que uma alternativa estudada é ampliar os recursos provenientes de parcerias com iniciativa privada.

“Essa parceria é algo muito valorizado ultimamente. Esperar que o governo propicie todo o orçamento é desmerecer que estamos no Brasil. Aqui temos muitas prioridades em muitas áreas”, disse.

VLS - O matemático ressaltou que o lançamento do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite) previsto para este ano pode não acontecer como o esperado. “O lançamento do (satélite) Cbers-3 é possível, pois ele não tem pendências de orçamento. Temos 100% de convicção que será lançado. Quanto aos outros programas, existem dúvidas, será um grande desafio. Trabalharemos para tirar essas dúvidas”, afirmou.

Reforço - Questionado sobre a queixa da comunidade científica do esvaziamento de pesquisadores nos institutos da região, Coelho disse que é a favor de contratações temporárias para projetos.

“Cada caso é um caso. Todos os institutos estão sempre considerando seu efetivo menor que o necessário. Faz parte. Temos que analisar a situação de cada instituto para identificar a necessidade de recursos humanos. Se determinado instituto não estiver cumprindo sua tarefa e o problema for recursos humanos, é uma situação. Você não precisa necessariamente contratar profissionais para o instituto. Você pode contratar pessoas para determinado projeto e essas pessoas deixam a instituição com o término do projeto.”

Transição - Nas próximas semanas, Coelho continuará no Parque finalizando projetos em andamento. Uma cerimônia na AEB será marcada para os próximos dias.

‘Ex-Embraer’ Assume o Parque

São José dos Campos - Horário Forjaz, ex-vice-presidente de relações institucionais da Embraer e atualmente diretor-técnico do Parque Tecnológico, vai assumir o lugar de José Raimundo Coelho na direção geral.

A transição, no entanto, será gradual e, por enquanto, José Raimundo vai acumular as funções e ficar na ‘ponte aérea’ entre Brasília e São José.

Não há prazo para que o novo presidente da AEB se desvincule totalmente do Parque. Isso porque ele iniciou uma série de projetos no Parque.

“Aos poucos, vou deixando de responder pelas coisas do Parque. Mas já tenho minhas responsabilidades na AEB”, disse Coelho, que se reuniu anteontem com o ministro do MCTI, Marco Antonio Raupp, em Brasília, pela primeira vez após sua nomeação.

José Raimundo disse deixar parte de sua vida no Parque e que o maior desafio de Forjaz será dar continuidade ao momento de oportunidades do Parque Tecnológico.

“Estamos num momento muito bom. Construímos os alicerces e demos os primeiros passos para tornar o Parque um dos melhores do país. O próximo diretor terá que construir um grande empreendimento sobre esse alicerce.”

PERFIL

Nome: José Raimundo Braga Coelho
Local de Nascimento: São Luís (MA)

Currículo
Matemático, foi professor na Universidade de Brasília (UnB), PUC do Rio de Janeiro e Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Nova York, EUA
Foi membro da Comissão de Implantação do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro e o primeiro diretor de ensino

No INPE, exerceu várias funções, entre elas, a gerência geral do CBERS.

Na AEB, atuou como assessor da Presidência

Foi tesoureiro da SBPC

Recentemente, era diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário