sexta-feira, 18 de maio de 2012

Primeira nave privada está pronta para ser lançada à Estação Espacial

(AFP/Terra) A SpaceX pretende se tornar, no sábado, a primeira empresa privada a enviar seu próprio cargueiro para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), uma façanha que os governos de apenas alguns países realizaram.

A missão de alto risco está prevista para começar antes do amanhecer de sábado, às 04h55 locais (05h55 de Brasília) com o lançamento da nave não-tripulada Dragon a bordo do foguete Falcon 9 de Cabo Canaveral, na Flórida.

Se bem sucedido, o lançamento alavancará ainda mais a companhia do bilionário da internet, o empreendedor Elon Musk, na corrida para preencher o vácuo deixado pelo fim do programa de ônibus espaciais no ano passado e restaurar o acesso dos americanos ao espaço.

Caso contrário, será um revés para a SpaceX, uma das muitas empresas que trabalham para construir e lançar uma nave espacial que possa transportar astronautas para a ISS em 2015 e a primeira a tentar uma missão cargueira como precursora de um voo tripulado.

"A atenção dada a este voo cria grandes expectativas; ainda é um voo de teste, mas as consequências de um fracasso seriam muito sérias", disse John Logsdon, especialista em políticas espaciais da Universidade George Washington.

A Nasa está fazendo uma grande aposta no sucesso desta missão. A SpaceX recebeu até agora US$ 381 milhões da Nasa como parte de um contrato de vários anos de US$ 1,6 bilhão para desenvolver um cargueiro de transporte para (e de volta da) ISS.

Se o tempo ou outras razões atrapalharem a decolagem no sábado, haverá outra oportunidade para o lançamento no dia 22 de maio. Agências espaciais de Rússia, Japão e Europa também enviam cargueiros para a ISS.
----
Matérias similares na Apolo11UOLR7YahooInovação TecnológicaCorreio BrazilienseG1 (com vídeo)iG e Estadão


Nenhum comentário:

Postar um comentário