sexta-feira, 18 de maio de 2012

Foguete japonês H-2A lança seu primeiro satélite comercial estrangeiro


(AFP/Yahoo) O foguete japonês H-2A decolou na noite desta quinta-feira para lançar ao espaço um satélite sul-coreano, sua primeira missão comercial para um cliente estrangeiro, segundo as imagens exibidas ao vivo pela Agência Espacial Japonesa (JAXA).

O êxito da missão permitirá que os japoneses se qualifiquem para entrar no mercado de lançamento de satélites de outros modelos, em seu próprio país ou até em outros lugares.
O lançador deixou a base japonesa de Tanegashima (sul) na sexta-feira às 1H39 no horário do Japão (quinta-feira às 16H39 GMT), como planejado.

"O foguete efetuou seu voo de acordo com a trajetória programada", afirmou um controlador da JAXA.

A separação do satélite KOMPSAT-3 foi confirmada cerca de 16 minutos após a descolagem, bem como a de mais três satélites japoneses também transportados, momentos depois.

O satélite sul-coreano KOMPSAT-3 (Coreia Multipurpose Satellite-3) foi projetado para capturar imagens de alta resolução da Terra. Ele deve assumir as funções das versões anteriores de baixo desempenho KOMPSAT-1 e KOMPSAT-2.

Suas fotografias serão utilizadas para aplicações geográficas, ambientais, agrícolas e oceanográficos.

O foguete colocou em órbita o Shizuku, um satélite semi-público japonês de observação de mudanças ambientais, e dois satélites nipônicos experimentais.

Depois de ter sido desenvolvido pela JAXA, o H-2A foi projetado e operado pelo grupo industrial Mitsubishi Heavy Industries (MHI), em abril de 2007. O MHI quer ocupar um maior espaço no mercado de lançamento comercial internacional, dominado pelos europeus, russos e americanos.
----
Matérias similares no Terra, iGUOL e Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário