segunda-feira, 7 de maio de 2012

Empresa SpaceX lançará foguete no próximo dia 19 de maio

(Efe/Terra) A SpaceX, primeira empresa particular que tentará enviar um veículo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), anunciou nesta sexta-feira que a nova data para seu primeiro lançamento será o próximo dia 19 de maio, depois que anunciou que teria que adiar a inicialmente prevista para o dia 7.

"Depois das revisões adicionais e discussões entre a SpaceX e as equipes da Nasa, estamos em condições de proceder este importante lançamento. Há poucas arestas para aparar, mas estamos dispostos a apoiar a SpaceX para sua nova data de lançamento", disse em comunicado William Gerstenmaier, administrador associado para Operações e Explorações Humanas da Nasa (agência espacial americana).

A Nasa pôs fim no ano passado, após três décadas, em seu programa de naves que sustentou a construção, o reabastecimiento e o transporte de tripulações na ISS, um projeto de mais de US$ 1 bilhão do qual participam 16 nações.

O transporte de carga e tripulantes ficou a cargo agora das naves russas Soyuz, enquanto os EUA desenvolvem um tipo novo de veículos. Washington abriu essa área de prospecção ao setor privado.

Deste modo, a SpaceX lançará do Cabo Canaveral, na Flórida, o foguete Falcon 9 que levará à órbita o veículo Dragon, projetado também para o transporte de humanos.
----
Matérias similares no R7VejaYahoo e UOL
----
E mais:
Quem vai acabar com o tédio no espaço? (Teoria de Tudo - Folha)
.
A Acomodação da Tripulação no Dragon (Cienctec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário