sexta-feira, 4 de maio de 2012

Agência europeia planeja divulgação de benefícios da estação espacial

ESA cogita fazer uma campanha publicitária para justificar investimentos. Em crise econômica, contribuintes questionam gastos com pesquisas.





(Reuters/G1) A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) está planejando realizar uma campanha para tornar as pessoas mais conscientes dos benefícios de gastar o dinheiro público na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A lista de produtos e tecnologias com origens na pesquisa especial é longa, indo de colchões a termômetros de orelha. Em um mundo com dificuldades para pagar a conta da crise financeira, no entanto, os bilhões de dólares gastos na exploração do espaço estão cada vez mais difíceis de serem justificados.

O plano de marketing é uma indicação de que os cientistas espaciais estão preocupados com possíveis cortes no orçamento das agências espaciais, e preocupados com que a contribuição delas ao crescimento econômico não seja reconhecida por completo.

"Isso frustra as pessoas porque sabemos que temos um ativo de valor", disse à Reuters o diretor da ISS, na Nasa, Mark Uhran, em uma conferência em Berlim reunindo cientistas dos 14 países que financiam o projeto.

A ESA estima que a conta da estação espacial atinja cerca de 100 bilhões de euros (131,53 bilhões de dólares), incluindo os custos de manutenção para os próximos 10 anos. A parcela europeia de 8 bilhões de euros, segundo a agência, equivale a 1 euro por dia de cada europeu - menos do que o preço de uma xícara de café.
----
Matérias similares no TerraiGEstadão e AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário