quinta-feira, 12 de abril de 2012

Política de Ciência e Tecnologia do Governo Federal Vive Eclipse

(O Vale / Brazilian Space) O acordo firmado esta semana entre o ITA e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts), nos Estados Unidos, valoriza a pesquisa científica e a inovação do ensino superior brasileiro, mas não esconde as dificuldades enfrentadas pelo governo Dilma Rousseff (PT) no setor de ciência e tecnologia. O pior de tudo é que estas dificuldades que não se limitam mais a questões orçamentárias, pois envolvem agora uma feroz disputa política em torno dos cargos estratégicos dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia.

São José dos Campos está no epicentro desta crise. A presidente não definiu, até hoje, o nome do novo diretor da Agência Espacial Brasileira, embora o ministro Marco Antonio Raupp tenha indicado José Raimundo Coelho para o cargo. Raupp, por sua vez, protela a escolha do novo diretor do INPE, embora a lista tríplice elaborada pelo comitê de busca esteja pronta há mais de dois meses. Quem responde pela agência, atualmente, é um interino. E quem responde pelo INPE? Para efeito de protocolo, como indica sua participação na comitiva de Dilma nos Estados Unidos, segue no cargo o diretor demissionário, Gilberto Câmara. No dia a dia do INPE, no entanto, o quadro é de incerteza e falta de comando.

Tudo isso leva a crer que o governo Dilma aprofundou as contradições entre o discurso oficial que prega prioridade para a ciência e tecnologia e a realidade dos institutos de pesquisa e da agência espacial brasileira, premidos pela falta de verbas, planejamento e recursos humanos.

No início do ano, a nomeação de um ministro vinculado ao setor de ciência e tecnologia foi recebida com esperança pela comunidade acadêmica e pela indústria aeroespacial. Todo esse otimismo foi eclipsado pelo corte significativo no orçamento do governo para a Ciência e Tecnologia e pela prevalência da burocracia e da inércia, como se o programa espacial brasileiro estivesse entregue a um quadro irreversível de marasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário