quarta-feira, 18 de abril de 2012

Defesa Discute Cooperação Espacial com a Argentina


(Ministério da Defesa / Brazilian Space) Foi realizado ontem (17/04) em Brasília um encontro entre os Ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Argentina, Arturo Puricelli.

Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos da área de defesa e ao final do mesmo foi divulgado um comunicado conjunto onde à cooperação espacial e tecnologias de interesse desse setor passaram a ser objeto de diálogo entre os dois ministérios.

Abaixo segue os trechos do documento que abordam assuntos de interesse do Programa Espacial Brasileiro.

“Por outra parte, os dois países acordaram aprofundar o diálogo com vistas ao
incremento da cooperação na área espacial – tanto em termos de veículos lançadores, quanto em desenvolvimento de satélites.


Comprometeram-se a aprofundar o diálogo em nível técnico com o objetivo de
concretizar ações conjuntas em diversos domínios científico-tecnológicos relacionados à defesa. Tais como:


* Desenvolvimento conjunto e repotencialização de mísseis;
* Plataformas inerciais;
* Combustíveis sólido e líquido;
* Alvos guiados;
* Veículos Aéreos Não-Tripulados;”

Vale dizer leitor que em nossa opinião à Cooperação Espacial Brasil-Argentina, como também com outros países da América Latina, não é só desejável, como necessária, pois poderia estimular num futuro próximo a criação da Agência Espacial Latino-Americana (AELA), que em nossa visão é um passo fundamental para que finalmente possamos alcançar a sonhada autossuficiência no setor espacial.

Entretanto é preciso dizer que para que a Cooperação Espacial Brasil-Argentina ocorra com a eficiência que se espera, será necessário seriedade e comprometimento dos dois países. Acontece que em nossa opinião, enquanto no Brasil o PEB não passar a ser tratado como 'programa de estado', e não mais como 'programa de governo', isso jamais será possível.

Caso o leitor queira ter acesso ao comunicado conjunto na integra clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário