(Terra) O astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Timothy Peake vai embarcar em uma missão de mergulho no oceano para aprender mais sobre exploração espacial. Uma base aquática permanente de quase 20 m de profundidade abaixo das ondas da costa da Flórida, nos Estados Unidos, será o lar de Tim por mais de uma semana a partir de junho.
Segundo o site oficial da ESA, a Missão de Operações em Meio Ambiente Extremo da Nasa (NEEMO, na sigla em inglês) permite que agências espaciais testem tecnologias e pesquisem sobre o comportamento de equipes internacionais para missões de longa duração. Os astronautas podem ter uma ideia de como é trabalhar e viver no espaço, aprendendo a lidar como indivíduos e como um time em situações estressantes.
Durante a estadia de dez dias na base aquática, os "aquanautas" serão conduzidos a caminhadas embaixo d'água para simular expedições espaciais. Eles terão de solucionar problemas por conta própria e se ajustar à forma de trabalhar isoladamente em equipe, sem ajuda de fora, e de ter capacidades de resgate limitadas. Mesmo em uma emergência, eles não poderão vir até a superfície imediatamente.
O processo de passar horas embaixo d'água exige rituais de segurança como paradas e descompressão antes de chegar à superfície. Ou seja, não existe saída de emergência da base NEEMO.
"A NEEMO é a melhor exploração espacial analógica usada oficialmente para treinamentos de astronautas, seguida rigorosamente pelo programa de treinamento da ESA", afirmou o treinador Loredana Bessone, do Centro Europeu de Astronautas. "Quando eu mergulhei até o habitat subaquático, aquilo era exatamente como eu imaginava que seria uma base lunar.
Os 'aquanautas' estavam 'flutuando' em câmera lenta, montando e consertando equipamentos. Eu não conseguia tirar os olhos da cena", conta.
O treinamento de Peake começa no dia 11 de junho e será focado em exploração de asteroides. Esta é a primeira vez que um astronauta da ESA participa de uma missão da NEEMO . Em troca, a Nasa irá mandar astronautas para participar de treinamentos da ESA ainda este ano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário