(Ciência Hoje - Portugal) A Agência Espacial Europeia (ESA) vai divulgar em Amsterdão um novo dispositivo interactivo de comunicação via satélite para pilotos, desenvolvido no âmbito do Iris – um projecto pioneiro de gestão de tráfego aéreo. Em 2020, o Iris vai permitir às tripulações de cabine trocar mensagens digitais com os controladores de tráfego aéreo, sobre oceanos e continentes, onde quer que eles estejam.
O quadro interactivo mostra como os controladores irão escrever e enviar dados e uma mensagem típica pode incluir indicações dos controladores sobre o rumo a seguir. Em ecrãs diferentes mostra-se o que vêem e o tráfego aéreo abrangido pelo satélite.
O Iris permite trocas de informação mais seguras e em regiões geográficas mais vastas do que as actuais, explica Nathalie Ricard, responsável pelo projecto Iris. Ao falar com os nossos parceiros da aviação sobre as comunicações por satélite, percebemos que havia alguma preocupação de que os satcoms pudessem complicar as tarefas aos controladores e pilotos, porque não estão integrados nos sistemas de segurança da aviação actual. Com o Iris, os pilotos e os controladores não vão sequer perceber que as suas trocas de informação se fazem via satélite.
"Pensámos que deveríamos desenvolver uma maquete que demonstrasse essas vantagens e simular o seu funcionamento de forma interactiva. A Universidade de Salzburg é um centro especializado para a aviação e é respeitado na Europa para novas tecnologias de gestão do tráfego aéreo", referiu Nathalie. "A Universidade esteve envolvida com o Iris desde o início", disse ainda.
O sistema europeu de gestão do tráfego aéreo tem mais de 60 sectores diferentes, todos controlados individualmente. Os pilotos e os controladores ainda comunicam principalmente por voz em frequência de rádio VHF ou HF, como faziam na década de 1950.
Modernizar a gestão de trafego aéreo
Sistemas limitados de comunicação de dados já estão a ser introduzidos na Europa para comunicações essenciais utilizando tecnologia desenvolvida na década de 1980, mas não serão capazes de lidar com o crescimento de tráfego até 2020. O Iris fornece uma plataforma que a indústria da aviação decide como usar. Essa utilização poderá incluir informação para a companhia aérea sobre o combustível disponível ou monitorização contínua sobre a localização do avião.
Ao reconhecer a necessidade de modernizar a gestão do tráfego aéreo da Europa, a Comissão Europeia lançou o Single European Sky Policy, no qual se inclui o programa de investigação SESAR (Single European Sky ATM Research Programme), que tem como objectivo criar um sistema de ATM de alta performance que permita o desenvolvimento seguro e ambientalmente amigável. Em resultado deste programa abriu-se uma oportunidade única para desenvolver uma solução de melhoramento da segurança dos céus europeus baseada em tecnologia do espaço.
A ESA iniciou o projecto Iris em 2007 para promover a comunicação por satélite no âmbito do SESAR. Graças a esse esforço, a importância dos satcoms para a aviação foi já reconhecida e incluída no plano director do sistema ATM.
O Iris é um tipo de iniciativa nova para a ESA, em que a componente espacial é apenas um elemento de um sistema muito mais abrangente. O projecto está a ser planeado com o apoio da Comissão Europeia, o consórcio SESAR, a Eurocontrol, a indústria espacial europeia, prestadores de serviços de navegação aérea e stakeholders.
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