(AFP/Terra) A Agência espacial russa Roscosmos confirmou que o cargueiro russo Progress M12-M, lançado nesta quarta-feira com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), não chegou a sua órbita, e algumas fontes asseguram, inclusive, que ele caiu na Terra.
"O cargueiro Progress M12-M não entrou na órbita correta", afirmou Roskosmos em um comunicado que explica que houve um problema depois de 325 segundos de voo. A agência Interfax citou uma fonte que afirma que a nave provavelmente caiu na Sibéria.
"Segundo dados preliminares, houve uma falha no sistema de motores", acrescentou a Roscosmos. Fragmentos da nave caíram na república russa de Altai, fronteira com a China, Mongólia e Cazaquistão, indicou uma fonte dos serviços de segurança à agência Ria Novosti, depois que outra fonte havia afirmado anteriormente que a Progress poderia ter caído na Sibéria.
Na terça-feira, a Roscosmos havia anunciado a suspensão do lançamento dos foguetes de carga Proton e dos blocos aceleradores Briz-M, após uma frustrada operação que deveria colocar em órbita o satélite de telecomunicações Express-AM4.
O Express-AM4 - fruto da colaboração entre a companhia europeia Astrium e o Centro Khrunichev de produção aeroespacial da Rússia - foi lançado com sucesso no último dia 18, mas ficou situado fora da órbita prevista.
----
Matéria similar no iG, O Globo, G1, Veja, Yahoo, AstroPT e Folha
----
E mais:
Fragmentos da nave espacial russa caíram na região siberiana (Terra), com matérias similares no JB, Estadão, G1, iG, R7, Veja, Yahoo, Inovação Tecnológica, Público - Portugal e Folha
----
E mais:
O voo do Progress M-12M (AstroPT)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário