sábado, 13 de agosto de 2011

Nasa cria nova direção para planejar missões tripuladas ao espaço

(Efe/Terra) A Nasa, agência espacial americana, anunciou nesta sexta-feira a criação de uma nova direção dedicada à prospecção humana do espaço, que se encarregará de planejar as missões tripuladas do futuro.

O chamado Diretório de Operações e Prospecção Humana (HEO, na sigla em inglês) se centrará nas operações da Estação Espacial Internacional (ISS) e na prospecção humana além da órbita terrestre baixa.

Este departamento assumirá os trabalhos que até agora eram realizados pelas equipes de Operações Espaciais e de Sistemas de Prospecção e acrescentará um aspecto específico dedicado à prospecção humana.

"Os Estados Unidos estão abrindo um novo capítulo na prospecção espacial humana", ressaltou o diretor da Nasa, Charles Bolden.

Ele assinalou em comunicado que, com esta nova organização, que "combina os talentos, habilidades e experiências das duas direções anteriores integrando as capacidades atuais com o planejamento da agência do futuro", os EUA renovam seu compromisso com a prospecção espacial.

Outras de suas principais tarefas serão: desenvolver os programas dos voos tripulados e de carga comerciais; construir o veículo multi-propósito tripulado Orion - uma nave espacial elaborada para viajar além da órbita terrestre baixa -; e criar um foguete de carga pesada, conhecido como Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês).

A nova divisão será liderada pelo engenheiro Bill Gerstenmaier, até agora administrador adjunto para Operações Espaciais da Nasa.

A agência espacial indicou que a atribuição de pessoal e a unificação das equipes a esta nova direção deve demorar "várias semanas".

A Nasa está em processo de reajuste após aposentar neste ano seu programa de ônibus-espaciais, com o qual, durante 30 anos, realizou os voos tripulados ao espaço.
----
Matérias similares no iG, R7, Yahoo, Estadão e R7

Um comentário:

  1. A NASA poderia construir logo uma base permanente na Lua, lá ela poderia fazer um trabalho mais direcionado ao espaço.
    Porem, o atraso tecnológico que a humanidade ainda mantem, deixa a espécie humana presa ao seu "berço".
    A humanidade ainda é muito atrasada e ignorante quanto ao que existe além da Terra. Somente poucos entendem de ciência e de astronomia, do que realmente existe e tem real importância para a vida humana na Terra, grande parte da humanidade, ou mais de 90% dela, ainda vive de crendices e acreditam em mundos imaginários.
    Pensando do jeito que grande parte da humanidade pensa, ainda viveremos por muito tempo com medo do desconhecido e acendendo velas.

    ResponderExcluir