sexta-feira, 6 de maio de 2011

Nasa: reunião nesta sexta vai definir lançamento do Endeavour


(Terra) Técnicos da agência espacial americana (Nasa) vão se reunir nesta sexta-feira para avaliar a operação de reparos no Endeavour e definir uma nova data de lançamento, que não deve ocorrer antes de 10 de maio. A última missão do ônibus espacial foi adiada poucas horas antes do lançamento, no dia 29 de maio, por problemas no sistema de aquecimento da nave.

Segundo a Nasa, nesta sexta-feira os engenheiros do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, continuam com os testes no sistema de aquecimento, após a substituição do equipamento defeituoso, uma caixa que controla o fornecimento de energia chamada de LCA-2.

Última missão
Ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aparelhos da Nasa, o Endeavour deverá transportar à Estação Espacial Internacional (ISS) o espectômetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental em física fundamental que será utilizado para investigar mistérios como a existência da antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível.

Os membros da tripulação da missão STS-134 são o comandante Mark Kelly, o piloto Gregory H. Johnson e os especialistas Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel e astronauta da Agência Espacial Europeia, Roberto Vittori.

O último voo do Endeavour, para uma missão de 14 dias, será o número 25 de sua carreira. Quando regressar à Terra, se tornará o segundo ônibus espacial da frota a se aposentar. O protótipo Enterprise nunca voou ao espaço e o Columbia explodiu em 2004 quando voltava à Terra. O Discovery fez seu último lançamento em fevereiro e voltou em março, enquanto o Atlantis partirá para sua última missão em junho.
----
Matérias similares no Estadão e iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário