quarta-feira, 16 de março de 2011

MAPSAR e GPM em Estudos de Definição e Viabilização dos Instrumentos de Missão


(INPE / Brazilian Space) O planejamento do GPM e do MAPSAR, veja em http://www.inpe.br/twiki/bin/view/Acao/GestaoPplm2011 , prevê estudos em 2011 relacionados a definição e viabilização dos instrumentos da carga útil. Esses estudos, feitos com parceiros internacionais, são essenciais na etapa de formulação do projeto ( http://fpd.gsfc.nasa.gov/NPR71205/NID.pdf ), nessa fase além das especificações de todo o satélite, define-se parceiros e fornecedores potenciais das partes dos satélites.

Embora a fase de formulação de uma missão espacial, além de ser científica e tecnologicamente complexa, possui riscos e incertezas que torna difícil prever custos e prazos, inclusive os prazos de lançamento, ou até mesmo, se a missão poderá ser efetivamente realizada. O INPE deve continuar o trabalho de prospectar e formular missões, talvez com diferentes estratégias e trabalhos orientados para superar com sucesso essa fase.

Uma questão em discussão a ser considerada quando da elaboração do PPA é quando uma missão deve possuir ação própria no PPA, ou ainda, principalmente quando ela poderá ser classificada como ação tipo “projeto” no PPA. Estas últimas requerem prazos e data específica para encerramento, somente possível de ser estabelecida na fase de implementação de um “projeto espacial”.
----


(Jornal da Globo / You Tube / Brazilian Space):

----
E mais:
Acordo Deve Garantir Verba para Satélite (Valor Econômico / Brazilian Space)

Nenhum comentário:

Postar um comentário