terça-feira, 15 de março de 2011

Androide se torna membro da Estação Espacial Internacional

(Efe / Terra) O androide Robonaut, R2, será desempacotado nesta noite de terça-feira para fazer parte da tripulação permanente da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou o próprio robô na sua conta do Twitter.

"Estou esperando para ser desempacotado às 10h10. Meus sensores têm um formigamento de emoção!", tuitou o androide.

Os responsáveis pela operação, segundo indicou o robô em outra mensagem no Twitter, serão os especialistas da missão o americano Cady Coleman e o italiano Paolo Nespoli, da Agência Espacial Europeia.

R2 chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Discovery, que antes de ser retirado de funcionamento pela Nasa, transportou peças de reposição, o Módulo Permanente Multiuso "Leonardo" e uma plataforma externa para armazenar carga.

O androide, que despertou grande interesse, se incorporará à tripulação para ajudar em trabalhos técnicos e de manutenção como a limpeza dos filtros dos equipamentos.

R2 é o primeiro robô humanoide em uma viagem ao espaço e servirá como teste aos cientistas para analisar como se desempenha sem gravidade, que preveem delegar mais funções pouco a pouco.

Por enquanto, será instalado em umas semanas no laboratório Destiny e como bom exemplo das novas tecnologias manterá seus seguidores informando sobre o complexo espacial através do Twitter.
----
Matérias similares no Yahoo, iG, Estadão e UOL




----

E mais: Cientistas garantem que Robonaut 2 não substituirá astronautas (Efe/Terra), com matérias similares no G1, Yahoo, Folha, iG e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário