quarta-feira, 9 de março de 2011

Discovery prepara-se para sua última aterrissagem

(Efe / Terra) Os tripulantes do Discovery fecharam nesta quarta-feira as portas do ônibus espacial e continuaram a preparação para o último retorno da nave à Terra após 39 missões em quase três décadas.

Ao término desta missão, da qual participaram seis astronautas, o Discovery terá acumulado 238 milhões de quilômetros de voo.

A Nasa indicou que está previsto para as 15h52 GMT (12h52 de Brasília) o acionamento dos foguetes da nave, que diminuirá sua velocidade orbital e iniciará a descida rumo à atmosfera terrestre.

A aterrissagem na pista 15 do Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, está prevista para as 16h57 GMT (13h57 de Brasília).

A bordo voltarão o comandante da missão STS-133, Steve Lindsey, o piloto Eric Boe e os especialistas Alvin Drew, Stephen Bowen, Michael Barratt e Nicole Stott.

O Discovery partiu em sua última missão no dia 24 de fevereiro para levar à Estação Espacial Internacional (ISS) peças de reposição, o Módulo Permanente Multiuso "Leonardo" e uma plataforma externa para armazenamento de carga.

A Nasa promoverá outras duas viagens ao complexo espacial antes de concluir, após 30 anos de serviço, seu programa de ônibus espaciais. O Endeavour partirá para sua última viagem ao espaço em 19 de abril levando o Espectrômetro Magnético Alpha (AMS), que terá um custo de US$ 2 bilhões, e o Atlantis iniciará sua missão de despedida, a princípio, em 28 de junho.
----
Matérias similares no iG, Yahoo, UOL, Correio Braziliense, DN - Portugal e Público - Portugal
----
E mais:
Conhecimento: Saiba como é feita a reentrada dos ônibus espaciais (Apolo11)




----

ASSISTA AO VIVO pouso do Discovery!

http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html

----

E mais:

Quem quer um ônibus espacial? (O Globo / JC)

O último pouso do Discovery (Meio Bit)

Nenhum comentário:

Postar um comentário