quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rússia restabelece contato com satélite

Artefato faz parte de sistema alternativo ao americano GPS e chinês Compass

(Veja) A Rússia conseguiu restabelecer contato com seu mais novo satélite militar, o GEO-IK-2, que já estava sendo dado como perdido. A informação oficial é de que o satélite havia entrado em uma órbita errada. O aparelho, destinado a medir o formato da Terra, partiu na terça-feira do centro de lançamento Plesetsk, no norte da Rússia . Nesta quarta, o controle da missão russa conseguiu fazer contato e corrigiu seu curso.

A perda poderia representar mais um duro golpe no programa espacial russo. Em dezembro de 2010, três satélites de navegação do sistema Glonass caíram no mar pouco depois do lançamento. O revés fez com que o presidente russo Dmitri Medvedev despedisse dois executivos da agência espacial.

A Rússia tenta construir um sistema de geoposicionamento global independente desde o fim da década de 1970. Chamada Glonass, a constelação de satélites é uma alternativa ao sistema americano GPS, ao chinês Compass e ao europeu Galileo (ainda em planejamento). O Glonass é uma atualização do antigo sistema militar de navegação russo. Concluído em 1995, foi negligenciado nos anos seguintes por falta de dinheiro.

Entre os anos de 2003 e 2010 o sistema foi restabelecido, já possui 21 satélites em órbita e só não está completamente atualizado por causa do acidente em 2010. A promessa do Glonass é ter uma margem de erro de apenas 10 centímetros quando informar um endereço. O atual sistema, baseado em satélites norte-americanos, possui uma margem de erro de 10 metros ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário