quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CLBI e UFRN Assinarão Acordo de Cooperação


(Revista Espaço Brasileiro / Brazilian Space) O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e a Universidade Federal do Rio Grande No Norte (UFRN) assinarão em breve um Acordo de Cooperação que visa promover cooperação técnica, científica e educacional para desenvolver atividades que envolvam trocas de informações voltadas para a pesquisa, para o ensino e extensão.

O vice-diretor do CLBI, Maurício Alcântara, explica que a iniciativa dos projetos de pesquisa vinculados ao Programa Espacial Brasileiro partiu da Agência Espacial Brasileira (AEB), com o intuito de capacitar pessoal envolvido diretamente com o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Com esse objetivo, a AEB destinou em maio de 2010 R$ 13 milhões ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para abertura de edital. “O CLBI submeteu oito projetos e teve quatro aceitos. Esta iniciativa abre uma janela para o futuro e é o primeiro passo para a integração educacional entre o CLBI e as instituições de ensino e pesquisa”, explica o vice-diretor.

Para finalização do trabalho conjunto de pesquisa nos projetos, é necessário um convênio formal entre o CLBI e as outras entidades. “Como o centro tinha uma proximidade grande com a UFRN, e já desenvolveu diversos trabalhos de pesquisa de campo no CLBI, o primeiro acordo que está sendo firmado é com a universidade”, explica Alcântara.

De acordo com Maurício, os projetos estão vinculados ao PNAE, à área de ciência e tecnologia, voltada para o Programa Espacial. Portanto as áreas de exatas como a de física e engenharia serão as mais beneficiadas. No entanto, as pesquisas de sondagens, envolvem, também, as áreas de saúde, química, biologia, microgravidade, estudo da atmosfera, ionosfera e variações climáticas, dentre outras.

Segundo a assessora jurídica e chefe da Seção de Investigação e Justiça do CLBI, Renata Brandão, as ações do acordo irão possibilitar trocas de informações técnicas e científicas entre alunos e professores da UFRN e servidores do CLBI. Segundo ela, a idéia é qualificar o quadro técnico do CLBI com cursos de pós-graduação e extensão oferecidos pela universidade.

Serão oferecidas vagas de estágio no CLBI para os alunos de graduação da UFRN. “Queremos proporcionar o exercício prático dos conhecimentos acadêmicos inerentes a cada curso”, diz Renata. Ela acredita que a formação dos alunos será privilegiada já que “eles serão expostos a desafios práticos e estarão em contato com equipamentos e sistemas de alta tecnologia”. Como parte do treinamento de pessoal, o convênio prevê, ainda, a realização de consultoria, seminários e conferências e a utilização de laboratórios e outras dependências e instalações de ambas as instituições. “Iremos favorecer o intercâmbio entre profissionais e acadêmicos em áreas de interesse comum, impulsionando a produção de programas e projetos na área aeroespacial”, explica Renata. O Acordo de Cooperação terá vigência de cinco anos, a partir da data da assinatura.

“Esta é a primeira vez que o CLBI participa diretamente de projetos e estamos adaptando a nossa estrutura para absorver mais esta tarefa, o que significa o início de uma era também voltada para a pesquisa na área de Ciência e Tecnologia”, diz Maurício. “Outros projetos poderão ser aprovados de acordo com demandas novas que surgirem e convênios com outras universidades deverão ser firmados”, completa o vice-diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário