sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Marido de deputada ferida a tiros nos EUA viajará ao espaço

Foto de 2 de julho de 2006 do astronauta Mark Kelly dirigindo-se para o lançamento do ônibus espacial Discovery




(Associated Press / Folha) Mark Kelly, astronauta e marido da deputada americana Gabrielle Giffords, viajará ao espaço em abril. A decisão foi recebida com surpresa, pois foi anunciada quase um mês depois do dia em que sua mulher foi atingida com um tiro na cabeça.

A congressista não apenas sobreviveu como, segundo todas as informações, está fazendo um bom progresso na reabilitação em Houston, onde seu marido irá terminar de treinar na segunda-feira para a viagem final do ônibus espacial Endeavour. Um médico descreveu sua recuperação como sendo na "velocidade da luz".

A Nasa, a agência espacial americana, confirmou que Kelly irá estar a bordo do Endeavour como comandante da missão, que durará duas semanas. Ele deve conceder uma entrevista coletiva ainda nesta sexta-feira.

Kelly, que está de licença desde o tiroteio, disse em um comunicado à imprensa que está ansioso para se reunir a sua equipe e finalizar o treinamento. Ele afirmou que eles têm se preparado para a missão por mais de 18 anos.

"Agradeci a confiança que a administração da Nasa tem em mim e o resto da minha tripulação", disse.

A mulher de Kelly foi atingida do lado de fora de um supermercado em Tucson, no Estado do Arizona, onde ela se encontrava com eleitores em 8 de janeiro. Seis pessoas foram mortas e 13 ficaram feridas no ataque; um suspeito de 22 anos está sob custódia.

A congressista, de 40 anos, ficou em tratamento intensivo por duas semanas, com Kelly ao seu lado, antes de ser transferida para Houston para o que --esperava-se-- seria uma lenta recuperação.

Kelly queria a mulher o mais próximo dele possível, no caso de ele voltar a trabalhar no Centro Espacial Lyndon Johnson. Ele vive na região de Houston com suas duas filhas de um casamento anterior, Claudia e Claire.

O lançamento do ônibus espacial está previsto para 19 de abril.
----
Matéria similares no G1, iG e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário