terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Este é o ano dos foguetões para a ESA

Um quinto do orçamento da agência será gasto na observação do planeta

Jean-Jacques Dordain

(Ciência Hoje - Portugal) 2011 vai ser o ano dos foguetões para a Agência Espacial Europeia (ESA), que vai dispor de três foguetes diferentes, Ariane, Souyouz e Vega, na base de Kourou, na Guiana Francesa.

“Trata-se de uma revolução” para a Europa, um “aumento fantástico da capacidade de acesso ao espaço a partir do Centro Espacial Guianês”, sublinhou o director geral da ESA, Jean-Jacques Dordain. Em conferência de imprensa, o responsável admitiu igualmente que o ano vai também “trazer restrições” às quais a ESA não está habituada “para aprender a gerir a exploração dos três foguetes ao mesmo tempo”.

A nova plataforma de lançamento para o russo Souyouz “deverá ser disponibilizada pela Arianespace em Abril”, com o lançamento, em Agosto, do primeiro satélite do sistema de navegação europeu Galileu através deste foguete. Depois de um industrial alemão ter classificado este sistema como uma “ideia estúpida”, Jean-Jacques Dordain defendeu na mesma conferência que este “é necessário à Europa e ao mundo”.

Por sua vez, o foguete Vega deverá ser capaz de fazer um lançamento em Junho, depois dos testes necessários no final da sua conclusão.

O espaço europeu passará, assim, a deter uma gama completa de foguetões, com o Ariane 5, que pode colocar em órbita cargas de até 9,5 toneladas, o Soyuz (três toneladas) e o Vega (1,5 toneladas em órbita baixa).

Em 2011, com um orçamento de perto de quatro mil milhões de euros, a ESA deverá gastar 844 milhões (21 por cento do total) na observação do planeta Terra. Duas outras grandes fatias orçamentais dizem respeito à navegação (programa Galileu), com 666 milhões de euros, e aos foguetões, com 612 milhões de euros.

----

Matéria similar no AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário