sábado, 4 de dezembro de 2010

Operação Maracati II: Lançamento do Foguete Orion é Adiado para Terça-Feira


(Mauricio Araya / CLA / Brazilian Space) Devido à atrasos no transporte de equipamentos da Agência Espacial Alemã (DLR Moraba), com previsão para chegada em São Luís para o início desta semana, o lançamento do veículo Orion V3, previsto para este sábado (4), foi adiado para a próxima terça-feira (7). Como atividade prevista para a Operação Maracati II, ocorrerá, na segunda-feira (6), a cronologia simulada, testando todos os meios a serem utilizados na cronologia real, havendo a possibilidade real de lançamento.

A fase inicial, na qual será lançado o Orion V3, tem como finalidade o treinamento e preparação do CLA para o lançamento do VSB-30 V7, segunda fase da operação. O lançamento do VSB-30 tem como objetivo a monitoração e recuperação de sua carga útil, denominada MicroG1A, também da Agência Espacial Alemã. O foguete levará, ao espaço, ainda, nove experimentos de universidades e de diversas instituições brasileiras.

O Orion é um foguete de treinamento, monoestágio, projetado pelo pela Agência Espacial Alemã e que será lançado no Brasil pela terceira vez. O primeiro vôo de demonstração foi realizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), em 2008, durante a Operação Parelhas, e o segundo realizado, no CLA, em maio de 2009 durante a Operação Maracati I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário