segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ônibus espacial Discovery será lançado somente em 2011

Nova data da missão STS-133 foi definida para 3 de fevereiro. Transporte de astronautas à ISS será última tarefa do veículo.

(G1) A agência espacial norte-americana anunciou nesta sexta-feira (3) o adiamento da última missão do ônibus espacial Discovery para, no mínimo, 3 de fevereiro de 2011. A operação STS-133, que levará uma equipe de seis astronautas e um robô humanoide à Estação Espacial Internacional (ISS), estava prevista para decolar do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, no dia 17 de dezembro.

O novo adiamento acontece após um vazamento durante o abastecimento da espaçonave ter abortado o início da viagem em 5 de novembro. Ao todo, foram sete atrasos na missão, com as datas sendo alteradas à medida que um problema surgisse, desde vazamentos até reparos em sistemas de pressurização do ônibus espacial.

Durante coletiva de imprensa, membros da Nasa afirmaram que testes ainda precisam ser realizados para a liberação do voo. Para Bill Gerstenmaier, administrador de operações especiais da agência, mesmo com o esforço das equipes, o prazo anterior não poderia ser cumprido.

O programa de ônibus espaciais da Nasa será abandonado, após quase 3 décadas levando astronautas, satélites e equipamentos ao espaço. Ao todo, foram 143 milhões de milhas viajadas (cerca de 230 milhões de quilômetros), 5.628 voltas ao redor da Terra e 246 passageiros em missões da Discovery.

O último a ir ao espaço será o transportador Endeavour, com lançamento previsto para o dia 1 de abril de 2011.
----

Nenhum comentário:

Postar um comentário