sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Nave russa Soyuz com três astronautas se acopla com sucesso à ISS

(Efe / Terra) A nave russa Soyuz TMA-20, que a partir de 2011 se transformará no único meio de transporte à Estação Espacial Internacional (ISS), se acoplou nesta sexta-feira com sucesso no complexo orbital com seus três tripulantes a bordo, informou a Nasa.

A Soyuz, lançada na quarta-feira ao espaço da base de Baikonur (Cazaquistão), se acoplou ao módulo russo ''Rassvet'' da ISS às 15h11 de Washington (18h11 no horário de Brasília), um minuto antes do previsto.

Os novos habitantes da ISS, o comandante russo Dmitri Kondratiev, a astronauta americana Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli, permanecerão na plataforma durante 152 dias, até maio de 2011.

Com sua chegada, a plataforma orbital passa a estar habitada por seis tripulantes: três russos, dois americanos e um italiano.

A Soyuz também era esperada com grande expectativa na ISS por outro motivo: com o fim do programa de naves da Nasa no próximo ano, a nave russa se transformará no único meio de transporte ao complexo orbital.

O acoplamento da nave aconteceu após dois dias e meio de viagem e várias horas de tensão no Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia, que na quinta-feira deixou temporariamente de receber dados de navegação da nave.

Durante seu tempo na estação, a nova tripulação deverá efetuar três saídas ao espaço, segundo o programa de voos russo.

Além disso, receberá e descarregará quatro cargueiros russos Progress e supervisionará o acoplamento do segundo veículo espacial europeu e da Soyuz TMA-21, assim como o retorno à Terra da nave.

A atual tripulação da plataforma orbital, que em 2 de novembro completou sua primeira década habitada permanentemente, é integrada pelo americano Scott Kelly, na qualidade de comandante, e pelos engenheiros russos Aleksandr Kaleri e Oleg Skripochka.
----
Matérias similares no Estadão e iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário